Program Pzim ;
{Um time de basquete possui 12 jogadores. Elabore um algoritmo que, dados dois vetores
NOME e ALTURA, calcule e imprima o nome do jogador mais alto e a sua altura.}
var
nome:array [1..5] of string;
altura:array[1..5] of real;
nomemaior:string;
altmaior:real;
i:integer;
{as variaveis criadas são :
nome, que é o vetor que recebe os nomes dos atletas
altura ,que o vetor que recebe as alturas dos atletas
nomemaior, que recebe o nome do maior jogador
altmaior, que recebe a altura do maior jogador
i, que é o contador }
Begin
for i:=1 to 5 do
begin
writeln('Dados do ',i,'o. jogador. (A ALTURA DEVE SER EM mts, com separação POR "." (PONTO))');
writeln('Digite o nome : ');
readln(nome[i]);
writeln('Digite a altura :');
readln(altura[i]);
clrscr; {limpa a tela}
end;
{o primeiro for é para entrada dos dados dos vetores nome e altura}
for i:=1 to 1 do
begin
if (i=1) then
begin
nomemaior:=nome[1]; {atribui o valor do nome na posição [i]=1 a variavel do nomemaior}
altmaior:=altura[1]; {atribui o valor da altura na posição [i]=1 a variavel do altmaior}
end;
end;
for i:=1 to 5 do
begin
if (altura[i]>altmaior) then
begin
nomemaior:=nome[i];
altmaior:=altura[i];
end;
end;
{compara os demais valores do vetor altura, nas posições [i] de 1 até 5, com a variavel altmaior
se existir em outra posição, uma altura maior, essa é substituida na variavel altmaior}
writeln('O maior jogador é : ',nomemaior, ' com ',altmaior,' metros');
{exibe o nome e a altura do maior jogador}
End.