quarta-feira, 26 de outubro de 2011

SIMULADOR DE LOTERIA


{Escrever um programa que simule um jogo da loto. O computador deve gerar 5 números aleatórios
entre 50 possíveis (0 a 49), armazenando-os em um vetor (dez_sort) de 5 posições. Em seguida,
o usuário deverá ler um vetor (aposta)com 10 posições (que representa uma aposta).
O programa deve, então, verificar e imprimir uma mensagem mostrando quantos números o usuário acertou.
De acordo com o exemplo abaixo o usuário acertou 4 dezenas.
}
Program Exer_99 ;
var
dez_sort :array[1..5]of integer;    //vetor para receber as dezenas geradas aleatoriamente
aposta :array[1..10]of integer; //vetor para receber as dezenas apostadas
a, acerto,posi,i,j:integer;

Begin
acerto:=0;
for j:= 1 to 5 do      // for para gerar as cinco dezenas aleatórias
begin
a:=(random(50))-1;     //o -1 é para gera de 0 a 49
dez_sort[j]:=a;        //o vetor recebe na posição j de 1 ate 5, as 5 dezenas geradas
writeln(dez_sort[j]);  // motra das dezenas geradas, para comparação,
end; // não precisa ter no programa
for i:= 1 to 10 do
begin                         // for para receber no vetor as dezenas apostadas
writeln('Digite 1 numero de 0 a 49');
readln (aposta[i]);     // o indice i vai de 1 ate 10
end;

for j:= 1 to 10 do              //esse for é para receber as dezenas apostadas
begin
for i:= 1 to 5 do     //esse é para comparar as sorteadas com a apostada, testa as 5 sorteadas com cada apostada
begin
if aposta[j]=dez_sort[i] then     //se for iguais ...
acerto:=acerto+1; // acrescenta mais 1
end;
end;
writeln('Os acertos foram: ', acerto ); //no final mostra quantas foram acertadas.
End.