sábado, 4 de junho de 2011

Exercicio 4 de Unidimensional

Program Pzim ;
{Um time de basquete possui 12 jogadores. Elabore um algoritmo que, dados dois vetores
NOME e ALTURA, calcule e imprima o nome do jogador mais alto e a sua altura.}
var
nome:array [1..5] of string;
altura:array[1..5] of real;
nomemaior:string;
altmaior:real;
i:integer;
{as variaveis criadas são :
nome, que é o vetor que recebe os nomes dos atletas
altura ,que o vetor que recebe as alturas dos atletas
nomemaior, que recebe o nome do maior jogador
altmaior, que recebe a altura do maior jogador
i, que é o contador }

 Begin
    for i:=1 to 5 do
        begin
            writeln('Dados do ',i,'o. jogador. (A ALTURA DEVE SER EM mts, com separação POR "." (PONTO))');
            writeln('Digite o nome : ');
            readln(nome[i]);
            writeln('Digite a altura :');
            readln(altura[i]);
            clrscr; {limpa a tela}
        end; 
        {o primeiro for é para entrada dos dados dos vetores nome e altura}
       
    for i:=1 to 1 do
        begin
            if (i=1) then
                begin
                    nomemaior:=nome[1];        {atribui o valor do nome na posição [i]=1 a variavel do nomemaior}
                    altmaior:=altura[1];    {atribui o valor da altura na posição [i]=1 a variavel do altmaior}
                end;
        end;
    for i:=1 to 5 do
        begin
            if (altura[i]>altmaior) then
                begin
                    nomemaior:=nome[i];
                    altmaior:=altura[i];
                end;
        end;
       
        {compara os demais valores do vetor altura, nas posições [i] de 1 até 5, com a variavel altmaior
        se existir em outra posição, uma altura maior, essa é substituida na variavel altmaior}
       
    writeln('O maior jogador é : ',nomemaior, ' com ',altmaior,' metros');
    {exibe o nome e a altura do maior jogador}
   
 End.